Programa Dynamic Self Defense - NDPL - Núcleo de Defesa Pessoal de Lisboa

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Programa Dynamic Self Defense

Programa

A Filosofia do Dynamic Self Defense


Em 1992, Luís Ferraz ─ nessa altura instrutor de karaté ─ tinha um programa de aulas de defesa pessoal que se diferenciava significativamente em termos de conceitos e técnicas das aulas clássicas de karaté. A esse programa deu o nome de Dynamic Self Defense, sublinhando sempre ser esse um projecto pessoal que reflectia apenas a sua visão sobre autodefesa e prevenção da violência. E assim continua até ao presente, passados 26 anos…

O Programa Dynamic Self Defense caracteriza-se por ser um método ecléctico de defesa pessoal que recolheu e adaptou técnicas e concepções teóricas de diferentes artes marciais para criar um plano de autodefesa e prevenção do crime, pensado especificamente para o cidadão comum.

Na prática, o Dynamic Self Defense, por meio de técnicas físicas e psicológicas apropriadas, propõe-se despertar o instinto de sobrevivência perante o perigo e o sentido de alerta dos seus praticantes, ajudando-os também a desenvolver um conjunto de comportamentos preventivos diante de situações potencialmente violentas.

Saber aplicar técnicas eficazes e estratégias eficientes de autodefesa, estão entre os principais objectivos deste programa que contribui também para um aumento consistente da autoconfiança e de competências que poderão ser colocadas em prática perante situações em que o confronto é inevitável.

No Programa Dynamic Self Defense, estudam-se diferentes cenários de perigo e as respostas defensivas mais seguras e apropriadas. Mas neste programa o conceito de defesa pessoal não se resume unicamente a aprender técnicas físicas, vai muito para além disso. Construir uma atitude mental apropriada, saber interagir (negociar) com o agressor, controlar o medo, aprender a sobreviver a um confronto físico violento e às suas consequências, tudo isso são elementos de estudo indispensáveis que optimizam e ampliam as nossas capacidades naturais de autodefesa.

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal